A obra “Prática Baseada em Evidências em Psicologia Clínica: fundamentos teóricos, questões metodológicas e diretrizes para implementação” está entre os cinco finalistas da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, na categoria Psicologia e Psicanálise, do eixo Ciência e Cultura. Organizada por Jan Luiz Leonardi, Ramiro Figueiredo Catelan, Dan Josua e Thiago Mácimo Pereira, membros fundadores da Associação Brasileira de Psicologia Baseada em Evidências (ABPBE), o livro reúne especialistas renomados e apresenta uma visão abrangente sobre a prática baseada em evidências no atendimento psicológico. Ao articular fundamentos teóricos e diretrizes práticas, a proposta é promover o uso ético e responsável das evidências científicas na tomada de decisões clínicas, reforçando o compromisso da Psicologia com a ciência e a qualidade do cuidado.
O Prêmio Jabuti Acadêmico, idealizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), busca reconhecer publicações de destaque na produção técnico-científica, que contribuem para o avanço do conhecimento, qualificação das práticas profissionais e estímulo à inovação no campo científico, social, político e cultural do país. Dividido em três etapas (semifinal, final e premiação), as “obras finalistas e premiadas (…) passam a integrar a Jabuteca, a biblioteca dos prêmios Jabuti levada aos principais eventos literários mundiais por meio do Brazilian Publishers”, de acordo com o site oficial da CBL.
A indicação também projeta luz sobre um debate essencial para o futuro da Psicologia: o compromisso com práticas clínicas que dialoguem com dados científicos, mas sem perder de vista o contexto social, a singularidade e a escuta cuidadosa. Segundo Jan Leonardi, um dos organizadores da obra, “receber a notícia de que o livro está entre os finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico foi uma surpresa imensa e uma grande alegria. Mais do que um reconhecimento pessoal, vejo isso como um sinal de que há espaço e interesse por uma psicologia comprometida com ciência, responsabilidade ética e transformação concreta da vida das pessoas. É muito significativo ver a PBE ganhando essa visibilidade.”
A premiação está marcada para o dia 5 de agosto e ocorrerá em São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso. Os vencedores receberão a estatueta e um prêmio de R$5 mil, em uma cerimônia especial que contará com a presença de autores, editores, pesquisadores e representantes de renomadas instituições acadêmicas do país. A CBL convida a todos para acompanhar a premiação, que será transmitida ao vivo pelo seu canal no YouTube https://www.youtube.com/@comunicacaoCBL.
Para conferir a lista com todos os finalistas, acesse: